domingo, 7 de agosto de 2011

[Ano I, No. 07 - 2011] SAFO DE LESBOS

49 não penso que haverá jamais, em tempo algum, sob a luz do sol, moça que a ti se compare, no brilho poesia

54 adormecendo no seio de uma terna amiga

88 eu tenho uma linda menina; com flores douradas ela se parece: minha Kleís, meu bem-querer – nem pelo reino da Lídia inteiro, nem pela adorada [Lesbos] eu a trocaria

- FRAGMENTOS, Safo de Lesbos
 *

Julio A. Fernández Argüelles (espanhol, 1923-), Safo de Lesbos. Siga com Voglio, voglio morire; Cantata a voce sola. Opus II, de L'amante Segreto, de Barbara Strozzi.

Mercé di voi, mia fortunata stella,
volo di Pindo in fra i beati cori
e coronata d’immortali allori
forse detta sarò Saffo novella.

[Graças a ti, minha estrela afortunada,
em vôo de Píndaro entre coros divinos
e coroada com louros imortais,
talvez chamada serei - a nova Safo.]

- Barbara Strozzi
*

átis,

lhe entregasse a língua em oferenda, vulva
calava o grito, lambda?

[outra pergunta retórica, nina rizzi, in: quandos]
*

A Átis
Safo; Tradução de Décio Pignatari, 31 Poetas, 214 Poemas, Companhia das Letras, 1996.

Não minto: eu me queria morta. 
Deixava-me, desfeita em lágrimas:

"Mas, ah, que triste a nossa sina! 
Eu vou contra a vontade, juro, 
Safo". "Seja feliz", eu disse,

"E lembre-se de quanto a quero. 
Ou já esqueceu? Pois vou lembra-lhe 
Os nossos momentos de amor.

Quantas grinaldas, no seu colo, 
— Rossas, violetas, açafrão — 
Trançamos juntas! Multiflores

Colares atei para o tenro 
Pescoço de Átis; os perfumes 
Nos cabelos, os óleos raros

Da sua pele em minha pele! 
[...] 
Cama macia, o amor nascia 
De sua beleza, e eu matava 
A sua sede" [...}

Cai a lua, caem as Plêiades e 
É meia-noite, o tempo passa e 
Eu só, aqui deitada, desejante.

— Adolescência, adolescência, 
Você se vai, aonde vai? 
— Não volto mais para você, 
Para você volto mais não.
*

5 comentários:

poeticjustice disse...

I love reading these beutiful words...deep emotional...powerful.

TRUK disse...

NINA

de Safo não será safado?
Brinco, linda
não fique triste

beijo

Primeira Pessoa disse...

esse trem tá meio esquisito.
perdendo o foco?

eu tô...

nina rizzi disse...

Esquisito? perdendo o foco? Não, Roberto Lima, a postagem está como todas as outras: uma imagem que dialoga com um vídeo que dialoga com poemas; no mais a coisa só tá crescendo, vamos a ser uma revista!

O que será que vc estranhou, o homoternurismo, o homoafeto, a homossexualidade? Se for, que pena, isso é muito comum por aqui...

Um beijo, irmãozinho.

Primeira Pessoa disse...

ô, se eu rir de você ter subido nas tamancas, promete que não me bate?

cê é uma tontinha. e eu te adoro.

prestenção no serviço, menininha.


beijão,

r.
.