como publicar




1. Os textos enviados para Ellenismos não precisam ser originais. Aceitamos os seguintes gêneros: artigos, ensaios, resenhas e traduções em teoria literária, crítica literária e linguística, música, dança, perfomance e artes visuais ou ainda produção ficcional de contos, poemas, crônicas, música e audiovisual.
 Ao final de cada edição, é anunciado o tema da próxima, prosa, poesia, música e artes visuais devem de se relacionar/ dialogar com o tema, direta ou indiretamente. Os ensaios e artigos com mais de seis páginas são livres, compondo uma biblioteca científica à parte a edição atual.


2. Os textos serão submetidos ao Conselho Editorial.

3. Artigos e ensaios devem ter, no máximo, 20 páginas.

4. Todos textos devem ser enviados em tamanho A4, margens 2,5, espaçamento entre linhas 1,5 e em formato “.doc” gerado pelo programa Microsoft Office Word  com a seguinte diagramação. No caso de artigos e ensaios:

a) Título: centralizado, fonte Corbel, corpo 18, negrito; b) Autor: abaixo do título, alinhado à direita, seguido pela sigla da instituição a que está vinculado o autor do texto ou site/ blogue em que escreve. Mais informações sobre o autor devem ser colocadas em nota de fim, posicionadas logo após o nome do autor; c) Texto: fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5. Palavras estrangeiras devem estar em itálico – Para ênfase ou destaque deve ser usado negrito. Início de parágrafo deve ser marcado com quebra de linha; d) Citações: aquelas contendo mais de 3 linhas devem seguir o formato abaixo:

Estilo Ellenismos citações. Recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, sem itálico. Fonte Arial, corpo 11, espaçamento entre linhas simples. As citações em língua estrangeira devem vir em itálico e traduzidas em nota de rodapé. A referência deve vir em seguida. (SOBRENOME, 9999:00).

e) As citações no corpo do artigo devem seguir o sistema de chamada alfabética, de acordo com o NBR 10520/ ABNT (jul. 2001);

f) Notas: as notas de rodapé devem aparecer ao pé da página, numeradas a partir de 1 e a numeração da nota deve aparecer em sobrescrito. As notas não devem ser usadas para referência bibliográfica. Estas devem ser feitas no corpo do trabalho, entre parênteses, usando o sobrenome do autor, data de publicação e página,  conforme exemplo: (BOSI, 1999, p.183);

g) Gráficos e Imagens: Tabelas, ilustrações e anexos devem aparecer no espaço a eles destinado pelo(s) autor(es). Em hipótese alguma as tabelas, ilustrações ou anexos poderão ultrapassar as dimensões do corpo do texto. Para o caso de anexos que constituem textos originais já publicados, incluir referência bibliográfica, bem como a permissão dos editores para publicação;

h) Toda fotografia ou ilustração deverá conter legenda, referências e créditos do autor;
i) Centralização de textos e figuras: para centralizar qualquer texto ou parte do texto, usar sempre o mecanismo de centralização automática. Não usar a tecla de espaçamento ou a de tabulação para isso;

j) Anexos: os anexos devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra “Anexo”, sem adentramento, em caixa normal, em negrito e 2(duas) linhas abaixo do fim do texto;

l) Referências bibliográficas: devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023 / ABNT (ago. 2000) e listadas no final do artigo em ordem alfabética. Somente devem ser relacionados nas referências bibliográficas, os documentos citados no corpo do artigo.

5. Os textos que não obedecerem às normas não serão submetidos à análise.

6. No caso de poemas, contos e crônicas: Fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.

7. As músicas deverão estar alocadas em outro site como goear, soundcloud, myspace, etc., o e-mail deve ser enviado com a indicação do endereço virtual; a letra também deverá ser enviada, em caso de letra estrangeira, enviar também a tradução.

8. Todo audiovisual deverá estar alocado em outro site, como YouTube, Vimeo, etc., o e-mail deve ser enviado com a indicação do endereço virtual e o código de incorporação; deverá ser enviado também um resumo do trabalho.

9. ATENÇÃO: Salve seu arquivo com seu nome seguido do título de sua contribuição, dados do autor, título, data, suporte, dimensões, local e, quando possível, apresentamos também um link para o site do artista. 

10. Enviar as colaborações para o endereço: ellenismosrevista@gmail.com


NÃO DEIXE DE COLOCAR SEU NOME E O TÍTULO DA SUA CONTRIBUIÇÃO NA CAIXA “ASSUNTO” DO E-MAIL ENVIADO PARA ELLENISMOS!