domingo, 19 de maio de 2013

Ellenismos Livros

Você já conhece a nossa estante de livros? Não?!?! 


A poesia está em todos os lugares, se em uma revista virtual como esta, naturalmente também em livros específicos e no mundo multimídia. Os concretistas já apontavam para algo nesse sentido e hoje essas experiências vão ganhando um corpo cada vez mais sólido, como as de Érica Casado, da editora Editacuja, para citar apenas um exemplo, que buscam alinhavar poesia e educação em novas plataformas, bem como vários escritores que fazem experimentos em linguagens diversas, nós mesmos com vídeo-poemas e poemas-colagens.

Alardeia-se que os livros vão deixar de existir e por conseguinte a literatura. Não acreditamos e nem queremos acreditar nisso. Preferimos pensar, e trabalhar, para que as plataformas virtuais colaborem com as impressas; preferimos entrar na rede e procurar por boas coisas, editar novos autores - eletronicamente, mas não só, aguardem mais novidades! -, trazer à baila a beleza da arte que não cremos ser justa ficar circunscrita a caudalosos cadernos ou exercícios solitários... Há e-books belíssimos (além dos que editamos, claro!), e cremos que serão cada dia mais lidos. Mas é claro que os livros não serão substituídos, livros virtuais e impressos são registros distintos. Como aponta Ítalo Calvino em seu Seis propostas para o novo milênio: "Minha confiança no futuro da literatura consiste em saber que há coisas que só a literatura com seus meios específicos nos pode dar." 

Sempre haverá um leitor e mesmo curiosos que ao flanar pela rede acabam por encontrar a arte e ainda que num átimo são transportados ao seu espaço infinito.

Então, enquanto não sai o volume 27- Des-construindo o gênero, aproveite para ler, imprimir e baixar tradução, prosa e poesia contemporâneas. Ellenismos Livros, aqui!

Um comentário: